Segunda-Feira, 9 de Maio de 2016
Desde a implantação com campus do Instituto Federal de
Educação da Paraíba em Picuí que a Escola Estadual Professor Lordão vem
ampliando a parceria em busca de uma educação pública de qualidade. Em
consequência muitos resultados positivos têm sido alcançados, a exemplo do
curso de programação em informática para os alunos do ensino médio, formação
para professores da rede estadual, intercâmbio e participação em eventos
educativos.
Recentemente a parceria tem gerado novas oportunidades, a exemplo da oficina de
preparação de projeto de pesquisa que oportunizou professor da rede estadual
ingressar no mestrado em educação na UEPB. O mais novo fruto é resultado do
comprometimento dos professores Licínio Oliveira (IFPB) e Robson Rubenilson e
Thiago Anderson (Escola Professor Lordão).
Recentemente a parceria tem gerado novas oportunidades, a exemplo da oficina de
preparação de projeto de pesquisa que oportunizou professor da rede estadual
ingressar no mestrado em educação na UEPB. O mais novo fruto é resultado do
comprometimento dos professores Licínio Oliveira (IFPB) e Robson Rubenilson e
Thiago Anderson (Escola Professor Lordão).
Parte dos alunos do ensino médio em 2013, hoje faz o curso superior de
agroecologia, a exemplo de Rafael Wyllis e Gabriela Santos. Coordenados pela
ex-aluna Tatiana Oliveira e orientada pelo professor Lucínio, estão de volta à
escola para co-orientação da IV turma do projeto horta escolar.
O projeto contempla os alunos do curso integral da Escola Professor Lordão e do
Curso superior em Agroecologia do IFPB. Entre as ações já desenvolvidas este
ano estão a oficina de cultivo de hortaliças, a construção de uma estufa para
produção de mudas e revitalização das hortas da escola.
No último final semana, os alunos foram desfiados a
implantar uma horta experimental na comunidade Águas Belas, zona rural de
Picuí. A propriedade pertence a senhora Valdíria Oliveira, representante das
mães no Conselho Escolar.
A parceria Lordão/IFPB expande suas ações para além dos limites das
Instituições. Durante a ação os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o
cotidiano do agricultor. Prepararam e adubaram solo, construíram os canteiros,
semearam e transportaram as mudas para a horta e ao final irrigaram tudo.
Para Isaías Matias, aluno da disciplina de olericultura, ação fortalece a
prática do pequeno agricultor através da implantação dos canteiros e o
incentivo ao cultivo e manejo das hortaliças. "Os agricultores já tem um
conhecimento prático que é aprimorado com a teoria do curso" disse Isaias.
Segundo Valdíria foi uma grande satisfação receber os alunos do Lordão e IFPB
nesta ação, pois " temos como ensinar e aprender", ainda acrescenta
que os alunos " sabem as dificuldades do cultivo de
hortaliças".
Em sua fala como coordenadora do projeto, Tatiana destaca a importância da ação
para os alunos, pois "podem ter uma visão do que é a agroecologia, o
contato com os agricultores (...) a agroecologia não é só sala de aula, mas a
vivência próxima aos agricultores", disse.
Segundo Rafael Wyllis, a experiência da horta na escola foi importante por
proporcionar um conhecimento complementar e uma identidade com o curso de
agroecologia. Já para a aluna do Lordão, Jéssica Macedo, a experiência permitiu
valorizar o trabalho dos agricultores.
Ao final da atividade prática, o professor Lucínio se
emocionou ao lembrar a parceria de 2013, destacando a experiência como
fundamental para o trabalho de conclusão de curso de seus alunos e a alegria em
receber os alunos Rafael e Gabriela em 2016 no curso de agroecologia. "um
trabalho simples, aparentemente muito simples, rendeu frutos, tanto para a
escola na época como pra gente" e acrescenta "nada resiste ao trabalho"
ao destacar o companheirismo e a parceria como essenciais para colheita dos
novos frutos.
A Escola Estadual Professor Lordão vem a publico
parabenizar, através dos professores Lucínio e Tatiana Oliveira, O Instituto
Federal de Educação da Paraíba, campus Picuí pela parceria firmada no sentido
de fortalecer a educação de Picuí e região, bem como reconhecer o trabalho
desenvolvido pelos alunos das duas instituições.
Com Mídias no Lordão
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