Bebês que perderam mães para Covid-19 têm 'hora do colinho' com profissionais de saúde na PB — Foto: Divulgação/Secom-PB |
Bebês recém-nascidos que perderam as mães para a Covid-19 estão recebendo uma atenção especial por meio do Projeto "Hora do Colinho", na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. A iniciativa objetiva auxiliar na recuperação dos pequenos, em momentos de acolhimento onde os profissionais de saúde os acalentam.
Segundo os profissionais envolvidos, vários estudos científicos mostram benefícios do contato físico entre mães e recém-nascidos nos primeiros meses de vida.
O contato do colo expande a caixa torácica do bebê, auxiliando o funcionamento do intestino e estômago e fazendo com que a criança tenha mais facilidade para se relacionar com outras pessoas.
Dessa forma, o colo das enfermeiras pode ser uma terapia para os bebês, que sofrem com a ausência de familiares e em especial das mães, que faleceram em decorrência da Covid-19.
"Por estarem em um ambiente hospitalar, muitas vezes ele se sentem sozinhos, por impossibilidades de os pais os acompanharem em tempo integral ou receberem visitas, devido à pandemia, ou por terem sido abandonadas. A demonstração de afeto através do colinho terapêutico ameniza o estresse e facilita a recuperação”, explica a enfermeira Mariluce Ribeiro de Sá.
O método também ajuda na socialização dos pequenos, que passam a se acostumar com contato físico. E tudo é feito com bastante cuidado, com os profissionais de saúde paramentados para prevenir contágios pelo coronavírus.
Além disso, o projeto também foi pensado como uma oportunidade para tornar o ambiente hospitalar menos tenso, um desafio ainda maior durante a pandemia.
“Temos que implementar ações e serviços que visem melhorar e alegrar esse ambiente para que as pessoas se sintam mais motivadas a desenvolver as suas atividades profissionais”, comentou Selda Gomes, diretora geral da Maternidade Frei Damião.
Bebê na 'hora do colinho' na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa — Foto: Divulgação/Secom-PB |
Nenhum comentário:
Postar um comentário