O concurso, que foi uma iniciativa do PSB nacional em conjunto com a Fundação João Mangabeira (FJM), incentivou a juventude a pensar novas políticas públicas. Mais de 600 estudantes entre 16 e 30 anos matriculados em instituições de ensino públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas de todo país que estavam cursando o ensino médio, graduação e pós-graduação, especialização, mestrado ou doutorado, puderam participar do concurso.
Luiz Neto, que tem 17 anos de idade, terminou o ensino médio em 2021 na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, em Picuí. Ele fez uma tese tese aditiva sugerindo ao Congresso de Autorreforma do PSB, a criação de uma plataforma que permita desenvolver um modelo de monitoramento, acompanhamento e avaliação das metas estabelecidas pela Agenda 2030 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ‒ uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela das Nações Unidas (ONU).
Na cerimônia de premiação que foi transmitida nas redes sociais do PSB Nacional e da FJM, Luiz Neto foi acompanhado pela irmã Vanessa Ferreira, pelo deputado estadual e secretário de finanças do PSB na Paraíba, Buba Germano, e pelo deputado federal e presidente do PSB na Paraíba, Gervásio Maia.
Em entrevista concedida a reportagem do Portal Picuí Hoje, Luiz Neto falou da experiência em poder viajar Brasília para receber o prêmio. "Está sendo um momento de muita gratidão a Deus, por ter me permitido alcançar essa colocação, e também gratidão aos meus pais, que sempre me incentivaram a estudar cada vez mais. Saber que estive concorrendo com participantes que já estavam em um curso superior, mestrado ou até mesmo doutorado, me fez se sentir ainda mais realizado", contou o jovem.
"Estou muito feliz em conhecer Brasília. Pela manhã, pude conhecer alguns pontos turísticos e o Congresso Nacional, e a agora a tarde recebi a premiação. Estar aqui representando, não apenas o nosso município, mas todo o nosso Estado no âmbito nacional, para mim, é um motivo de grande orgulho", finalizou.
Luiz Neto foi inspirado por um projeto de territorialização dos ODS com foco na preservação ambiental do Bioma Caatinga, o qual está sendo desenvolvido nos municípios que compõe as regiões do Seridó e Curimataú paraibano pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), financiado com recursos do Governo do Estado, os quais foram garantidos por meio da emenda impositiva do deputado Buba Germano.
Ao fim da entrevista, questionado novamente sobre o prêmio, o jovem retificou que os R$ 9 mil será investido na aquisição de um novo computador e também em outros pequenos investimentos para melhorias nos futuros estudos na área da Saúde.
Confira cerimônia de premiação na íntegra:
Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário