Nesta sexta-feira (9), o deputado estadual Buba Germano esteve retornado à Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, que fica sediada na zona rural do município de Picuí, na região do Seridó paraibano. Na ocasião, o parlamentar recepcionou um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aos quais apresentou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, e detalhou cerca de 92 indicadores dentre 54 metas, analisadas por meio da plataforma ODSPB, desenvolvida pela UFPB, por meio do Laboratório Lema e com emenda impositiva de sua autoria.
Professores e alunos do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas permaneceram no espaço de preservação ambiental e cultural durante uma semana. Na oportunidade o grupo promoveram acampamentos e desenvolveram coletas e estudos com diversas espécies da Fauna da Caatinga.
As pesquisas envolvem estudos com a herpetofauna (que estuda os répteis); a ornitologia (que estuda as aves); a entomológia (que estuda os insetos) e também a mastozoologia (que estuda os mamíferos).
Essas pesquisas buscam entender o comportamento dos animais na Caatinga e também busca compreender como os impactos das mudanças climáticas e da desertificação no semiárido têm interferido na Fauna local. As pesquisas farão parte das teses de cada estudante de mestrado e doutorado que integram a pós-graduação.
Coordenaram a disciplina Metodologia de Campo os biólogos e professores: Daniel Mesquita, Pedro Estrela, Helder Araujo, Fagner Delfin, Telton Ramos e Alessandre Colavite.Portal Picuí Hoje com colaboração de Valécia Estrela/Reserva Olho D'água das Onças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário