Fotógrafo registra ocorrência de raios no Sertão da Paraíba; interior também tem granizo - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

24.1.23

Fotógrafo registra ocorrência de raios no Sertão da Paraíba; interior também tem granizo

Os últimos dias têm sido de muitas chuvas durante as noites em cidades do Sertão da Paraíba. Alguns relatos nas redes sociais, nessa segunda-feira (23), dão conta de chuva de granizo em Santana dos Garrotes e uma recorrência de raios que foram vistos e registrados em Boa Ventura.

As duas cidades ficam localizadas na região do Vale do Piancó e estavam entre os 76 municípios que receberam alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia para possível ocorrência de chuvas intensas.

Um dos registros foi feito pelo fotógrafo Aloísio Abrantes, da cidade de Boa Ventura, que conseguiu captar um raio por trás da escola Emília Diniz Alvarenga, no perímetro da rodovia PB-386. Confira, abaixo, a foto feita pelo boaventurense:
A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) explicou que o período atual tem colaborado para que alguns desses fenômenos aconteçam com mais recorrência nessas áreas mais específicas.

"A chuva de granizo acontece quando a condição de tempo é bastante instável. Com a temperatura alta, com o calor intenso, existe alta disponibilidade de umidade presente no ar. Esses fatores fazem com que essa formação de nuvem específica condicione à formação de granizo", disse a meteorologista Marle Bandeira.

Ela ainda acrescentou que os raios em Boa Ventura são naturais por conta dos episódios de chuva e da presença "cumulonimbus" na região, um formato de nuvem que está diretamente associada com a ocorrência de raios.

"Essa época é a da prestação chuvosa para essas regiões do Sertão. É comum ocorrer esses eventos de chuva. E quando está associada ao tipo de nuvem 'cumulonimbus' fica propenso a ter trovões e raios", explicou.

Nas últimas 24 horas, as cidades paraibanas que mais receberam chuvas foram as de Vista Serrana (77 mm), Desterro (77 mm) e Sousa (76 mm). Aparecida, Santa Luzia, Poço de José de Moura, Paulista, São José do Sabugi, São Bentinho e Mato Grosso também registraram um número elevado. Um fato curioso é que a maioria de todos esses municípios ficam localizados no Sertão da Paraíba.

Foto: Reprodução/Aloísio Abrantes.
Marcilio Araujo/Portal Picuí Hoje com Portal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário