Um casal britânico teve a sorte enquanto reformava a cozinha da casa onde vivem em Ellerby, na região Nordeste da Inglaterra. No subsolo, encontraram mais de 260 moedas cunhadas entre 1610 e 1727. O tesouro vale £250.000, o que equivale cerca de R$ 1,5 milhão.
Moedas serão leiloadas
Durante a reforma, o casal pensou ter colidido com um cabo elétrico enquanto cavava sob o piso de concreto. Mas, na verdade, o que eles acertaram foi um contêiner cheio de moedas valiosas até o limite. Os sortudos, que preferiram não ser identificados, levaram o tesouro para a casa de leilões Spink & Son, que venderá as peças em leilão em outubro.
De acordo com a lei britânica, as moedas podem ser declaradas um tesouro e se tornar a propriedade da Coroa se duas ou mais forem encontradas juntas e tiver pelo menos 300 anos. Como a moeda mais recente tinha apenas 292 anos quando o casal a encontrou, toda a coleção foi considerada com menos de três séculos de idade. Então eles foram autorizados a vender tesouros.
"Essa descoberta de mais de 260 moedas também é uma das maiores do registro arqueológico britânico", disse Gregory Edmund, leiloeiro da Spink & Son. De acordo com a casa de leilões, as moedas quase certamente pertenciam originalmente aos Joseph e Sarah Fernley Masters, dois casais ricos que se casaram em 1694. Talvez eles suspeitassem do Banco da Inglaterra, e enterraram o tesouro na casa. O que você não sabe é por que eles nunca o recuperaram.
Foto: Reprodução.
Marcilio Araujo/Portal Picuí Hoje com Rede Brasil News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário