Com déficit de 40%, Paraíba deverá ter concurso com vagas para policial penal em 2023 - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________ test banner

Post Top Ad

8.2.23

Com déficit de 40%, Paraíba deverá ter concurso com vagas para policial penal em 2023

Um novo concurso para a polícia penal da Paraíba poderá ser realizado em 2023. O governo está estudando as carências da instituição penal, uma vez que muitos servidores se aposentaram e outros estão aptos a pedir aposentadoria. A informação foi
 apurada pelo ClickPB.

De acordo com o gerente do Sistema Penitenciário da Paraíba, Ronaldo Porfírio, assim como em outros estados, a média da Paraíba acerca do quantitativo de funcionários na área ainda carece e deve ser ampliada com a possibilidade de concurso.

"Temos um déficit de 40% do nosso efetivo. Cinco presos por policial penal é o recomendado. Na Paraíba, temos mais de 12 mil presos cumprido diversos regime entre semi-aberto, aberto e fechado com apenas 1.700 policiais penais. Cerca de 9 presos para cada policial penal", explicou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de um novo certame para mais contratações, o gestor lembrou que o secretário de segurança já deu entrevista falando sobre estudos preliminares, mas que não há previsão de certame.

Em 2021, o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), sancionou a Emenda Constitucional 48, que cria a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional estadual.

A Polícia Penal da Paraíba estará vinculada ao órgão administrador da administração penitenciária e, assim com a Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, terá estatuto próprio, estabelecendo organização, garantias, direitos e deveres.

O último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB), realizado em 2008, ofertou 2.000 vagas para o cargo efetivo de agente de segurança penitenciária, sendo 627 oportunidades para o sexo masculino e 373 vagas para candidatas do sexo feminino. O certame esteve sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Foto: Reprodução.
Por: Marcílio Araújo/Portal Picuí Hoje com ClickPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário