Frei Martinho é contemplada em 1º lugar em edital da Energisa para projeto de eficiência energética - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

6.2.23

Frei Martinho é contemplada em 1º lugar em edital da Energisa para projeto de eficiência energética

O município de Frei Martinho, localizado na região do Seridó paraibano, foi contemplado em primeiro lugar em 
Edital de Chamada Pública de Eficiência Energética da Energisa Paraíba — empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo Estado — para projeto de eficiência energética.

Ainda em 2022, o prefeito Tião Pinto (Cidadania) e o engenheiro civil João Higor foram em busca da Jaspe Engenharia — empresa fornecedora de projetos de eficiência energética da Energisa — a fim de conseguir um Plano de Eficientização da Iluminação Pública para que a sede do município frei-martinhense fosse beneficiada com com iluminação em LEDs de alto rendimento e vida útil. O estudo foi realizado "a quatro mãos", entre a Jaspe Engenharia e o engenheiro João Higor, sem que nenhum custo fosse gerado ao município.

O processo parte de uma iniciativa tomada pela gestão do prefeito Tião Pinto  em buscar recursos para o município sem utilizar o dinheiro dos cofres municipais. O primeiro fruto dessa parceria resultou na primeira colocação do dital de Chamada Pública de Eficiência Energética nº 002/2022.
Em entrevista concedida ao Portal Picuí Hoje, o egenheiro João Higor disse que Energisa fará um aporte no valor total de R$ 219.933,20 para a substituição de 186 pontos de iluminação pública, destacando que "o projeto trará uma economia anual de energia a população de 176,84 MWh por ano, suficiente para abastecer 74 residências populares, resultando em uma redução de R$73.547,00 por ano aos cofres públicos".

Além das economias, a instalação das luminárias de alta eficiência fará com que a cidade deixe de emitir em um ano 22,36 toneladas de CO2 na atmosfera, além de proporcionar mais segurança aos moradores, pedestres e condutores, superando as recomendações da norma de iluminação pública exigidas nas principais vias do país.

Por: Marcílio Araújo/Portal Picuí Hoje com Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário