A capital da Paraíba registrou mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo informou a Defesa Civil Municipal, na manhã desta sexta-feira (9).
As chuvas causaram pontos de alagamentos em vários bairros da cidade. A previsão para toda região do Litoral paraibano é de tempo instável e que continue chovendo o dia inteiro, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).
As localidades com mais chuvas nas últimas 24 horas em João Pessoa são:
- Tambauzinho: 101,4 milímetros;
- Manaíra: 90,8 milímetros;
- Centro: 90 milímetros;
- Cuiá: 87 milímetros;
- Cristo: 82,4 milímetros;
- Grotão: 74,4 milímetros.
Apesar das fortes chuvas, a Defesa Civil não registrou grandes problemas. Mas intensificou o monitoramento nas áreas de risco, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nessa quinta-feira (8), um alerta amarelo de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporão, Conde, Pedras de Fogo Pitimbu e Santa Rita.
A previsão é de chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao dia. Ainda de acordo com o Inmet, os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo nesses municípios.
A Defesa Civil reforçou, ainda, que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes:
- Ter cuidado com o uso de eletroeletrônicos;
- Evitar o abrigo embaixo de árvores;
- Abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de perigo;
- Acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (83) 98831-6885, que funciona 24 horas.
Foto: Kleidei Teixeira/Divulgação/PMJP.
Portal Picuí Hoje com g1 PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário