LUTO: Morre Dona 'Mariana da Barraca', uma das mais antigas comerciantes de Picuí - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________ test banner

Post Top Ad

23.6.23

LUTO: Morre Dona 'Mariana da Barraca', uma das mais antigas comerciantes de Picuí


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Maria Clementina de Lima, ocorrido na manhã desta sexta-feira (23), na cidade de Campina Grande, na região do Agreste da Paraíba. Aos 92 anos, Dona "Mariana da Barraca", como era carinhosamente conhecida em toda Picuí, cidade localizada na região do Seridó paraibano, foi vítima de uma queda da própria altura na última terça-feira (20).

A picuiense chegou a ser socorrida por familiares para o Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, em Picuí, onde foi constatada uma fratura no fêmur, e logo, com apoio do Serviço de Atendimemento Móvel de Urgência (SAMU) de Picuí, foi encaminhada ao Hospital de Trauma, em Campina Grande, onde enfrentou complicações no seu quadro clínico, acabou não resistindo e foi à óbito.

Dona Mariana da Barraca, que atualmente era aposentada, foi uma grande comerciante de Picuí e contribuiu significativamente com o desenvolvimento da "Terra da Carne de Sol". Na sua prestigiosa barraquinha — aquela situada na Rua Ferreira de Macedo, no Centro da cidade, ladeada da Igreja Matriz de São Sebastião —, Dona Mariana trabalhou por aproximadamente três décadas comercializando balinhas, doces e salgadinhos. Quem não a conheceu?

Entretanto, a história de Dona Mariana como comerciante começou bem antes, lá na década de 70, quando então ela assumiu o comando da bodega (também localizada na Ferreira de Macedo, onde hoje atualmente funciona o Açougue do Nino), a qual pertencia a sua mãe, a saudosa Mariana Clementina de Lima, que chegou à Picuí em 1945 e faleceu em 1981, aos 74 anos de idade. Alguns anos antes perder a mãe, Dona Mariana já tinha ficado orfã de pai.

Muito benquista na Terra da Carne de Sol, Dona Mariana professava a Fé católica e dedicou praticamete a vida inteira ao comércio, por meio do qual conseguiu construir muitas boas amizades, sobretudo, conseguir o sustento necessário para criar e educar a sua filha, a picuiense Josefa Clementina Lima de Melo, 71 anos, que a presenteu com 2 netas, sendo elas: Josevânia Lima de Melo, atualmente com 50 anos de idade; e Josevalda Lima de Melo, com 47. Dona Mariana deixa também duas bisnetas, sendo elas: Morgana Melo Silva, de 30 anos; e Yohanna Melo Oliveira, de 22.

Confira homenagem feita a Dona Mariana pelo professor picueinse Robson Rubenilson, em 24 de dezembro de 2016.

 

Com a legítima certeza, Dona Mariana deixa um agigantado legado de coisas maravilhosas, entre elas, os grandes exemplos de honestidade, integridade e amor ao próximo.

Velório e Sepultamento

O velório do corpo da mesma ocorrerá na sua residência, que fica localizada à rua Garcia do Amaral, nº 57, no Centro, por trás da Igreja matriz de São Sebastião, local de onde sairá o cortejo fúnebre para o Cemitério Público Monte Santo, no Bairro Monte Santo, às 9h00 deste sábado (24).

Neste momento de profunda dor, expressamos nossos mais sinceros votos de profundo pesar a todos os familiares e amigos.

"Para quem tem Fé, a vida nunca tem fim".

Imagens: Reprodução/Robson Rubenilson.

Homenagem póstuma do Portal Picuí Hoje.
Por: Marcílio Araújo/Portal Picuí Hoje.

Um comentário:

  1. Conheci a Dona Mariana com a sua bodega situada na Rua que dava saída para a Cidade de Nova Palmeira na Década de 60, no final dessa década ela mudou para a esquina da Rua Ferreira para o local que antes funcionava a Bodega do Seu Jaime se não me engano.

    ResponderExcluir