Os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), em João Pessoa, entraram em clima junino ainda com poucos dias de vida. Nesta terça-feira (20), a equipe da unidade hospitalar realizou um ensaio fotográfico dos recém-nascidos vestidos com roupas típicas das festas de São João.
As roupas foram confeccionadas em algodão, por duas técnicas de enfermagem do hospital. As peças também passaram por um rigoroso processo de lavagem e esterilização visando a segurança dos bebês, que é a prioridade. As roupas foram aprovadas pela Comissão de Infecção Hospitalar e precisaram ser encaminhadas para uma central de esterilização.
De acordo com a gerente de enfermagem da UTI Neonatal, a sargento Laura Diniz, o objetivo do projeto é humanizar o cuidado e celebrar uma data tão importante para a cultura nordestina. "Os festejos juninos fazem parte de nossa cultura, é uma época em que todos ficamos muito envolvidos e nada mais justo que trazer para os nossos bebês e suas famílias esse climinha gostoso, fantasiando essas crianças", afirmou Laura Diniz.
Danyelle Nóbrega, mãe de Helena, destacou a importância da ação para que se sinta acolhida em um momento tão difícil. "A gente acompanha esses bebês que são pequenos em tamanho e em peso, mas que tem uma vontade muito grande de viver. O envolvimento da equipe como um todo, desde o pré-parto até a UTI Neonatal, é o que nos dá força e apoio para seguir, nos conforta e traz ainda mais esperança", afirmou a mãe.
Ao fim do ensaio, as peças foram doadas para as mães dos bebês, que poderão guardar as peças como uma lembrança do momento.
Fotos: Reprodução: Secom/Governo da Paraíba.
Portal Picuí Hoje com g1 PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário