O ministro Benedito Gonçalves votou, nesta terça-feira (27), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela sua inelegibilidade pelo período de oito anos. O magistrado é o relator da ação em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma reunião de Bolsonaro com embaixadores em 2022.
Para Benedito, ficou comprovado abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião, em que Bolsonaro fez ataques ao sistema eleitoral.
A Corte eleitoral retomou a análise do caso nesta terça-feira (27) com o voto do relator. Demais ministros votarão na quinta-feira (29). Na última quinta-feira (22), se manifestaram os advogados das partes e o Ministério Público Eleitoral (MPE).
Benedito Gonçalves foi duríssimo nas palavras usadas em seu voto. Ele disse que teorias conspiracionistas e mentiras de Bolsonaro não estão respaldadas na liberdade de expressão e que ele usou redes sociais para incitar dúvidas, insegurança, desconfiança, conspiracionismo e paranoia coletiva.
Assista ao vídeo:
Imagens: Reprodução.
Blog do Maurílio Júnior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário