O Ministério da Saúde (MS) confirmou, nesta sexta-feira (18), o primeiro caso da subvariante da cepa Ômicron do coronavírus (covid-19), a EG.5, conhecida popularmente como Eris.
A notificação é relacionada a uma mulher de 71 anos que reside em São Paulo. A pacinete apresentou febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. Os sintomas começaram no fim de julho e a paciente já está curada. Ela tinha o esquema vacinal completo.
Nessa quinta (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a Eris já foi identificada em pelo menos 51 países.
Paraíba monitora pacientes
O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, pede que a população mantenha o esquema vacinal atualizado e use máscara como mecanismo de defesa. Segundo ele, a pasta monitora os casos de covid-19 em toda a Paraíba.
Neste sábado (19), a SES realiza mais um Dia D de Multivacinação e vacinação contra covid-19. Duzentos e sete municípios irão aderir ao movimento e 722 pontos de vacinação serão disponibilizados pelo estado.
"Recomendamos aos pais e/ou responsáveis que procurem uma unidade Básica de Saúde, ou centro de referência, para atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos. Reforçamos o chamado para aqueles adultos que estão com o reforço da covid atrasado, para atualizarem o cartão de vacina, temos o imunizante Bivalente disponível para toda a Paraíba, todos os municípios estão abastecidos. Neste momento, é importante ter uma população imunizada para proteger das novas variantes que estão surgindo", orienta Jhony Bezerra.
Portal Picuí Hoje com Portal Correio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário