Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do SAMU, na Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

26.1.24

Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do SAMU, na Paraíba

Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do SAMU — Foto: Reprodução/TV Paraíba.
Uma criança de um ano se engasgou com uma peça de um ventilador e foi salva por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O caso foi registrado nessa quinta-feira (25), em Galante, distrito do município de Campina Grande, localizado na região do Agreste da Paraíba.

De acordo com a coordenação do SAMU em Campina Grande, a criança foi levada pela mãe para a Unidade Mista de Galante reclamando de tosse, secreção e desconforto respiratório. A equipe do pronto atendimento acionou uma equipe do SAMU e foi identificado que a criança havia, acidentalmente, engolido a peça de um ventilador.

A equipe do SAMU realizou manobras iniciais e não obtiveram êxito na retirada do corpo. Paralelamente, uma equipe de suporte avançado com o médico Leonardo Honório saiu da base do bairro São José e foi ao encontro da ambulância. Em dez minutos, as duas ambulâncias se encontraram na BR-230 e o médico conseguiu fazer o salvamento em plena rodovia federal.

"A criança apresentava choro e agitação, além de evidente desconforto para respirar. Apesar disso, o choro caracteriza um bom sinal (o de que não houve obstrução total das vias aéreas)", explicou o médico socorrista.

A equipe do SAMU conseguiu fazer a retirada da peça do ventilador utilizando uma pinça anatômica, objetivo utilizado, também, para esse tipo de atendimento.
Criança engasga com peça de ventilador e é salva por equipe do SAMU — Foto: Reprodução/TV Paraíba.
Após a retirada do objeto, os profissionais do SAMU e a criança retornaram para a Unidade Mista de Galante, pois a vítima não apresentava nenhuma lesão em vias aéreas e a ausculta respiratória estava normal após retirada do corpo estranho, e não foi necessária a realização de avaliação mais minuciosa ou exame de imagem.

A mãe da vítima tem quatro filhos e, após passar novamente pela Unidade Mista de Galante, a criança retornou para casa.

Portal Picuí Hoje com g1 PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário