Árvores caíram em cima de carros estacionados na calçada de uma escola municipal no bairro Jardim Oceania — Foto: Zuila David/TV Cabo Branco. |
Entre as 82 árvores tombadas, 56 foram da espécie exótica Fícus e 12 da espécie Leucena. As outras 14 foram entre espécies como Oliveira, Eucalipto, Ipê, Ingazeiros e Casseas. Dessas, 10% são de pequeno porte e 40% de médio porte.
O bairro com o maior número de árvores tombadas foi o Jardim Oceania. Pelo menos 10 árvores caíram no Parque Parahyba I, no Jardim Oceania. No mesmo bairro, uma árvore caiu por cima de carros que estavam estacionados na calçada da Escola Municipal Frei Albino.
Na Avenida Pedro II, no bairro Torre, pelo menos cinco árvores da Mata do Buraquinho caíram por cima do muro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e interditaram a calçada.
Na Avenida Camilo de Holanda, também no Torre, galhos de árvores mais finas caíram na via, assim como folhas, frutos e pequenos galhos se espalharam ao longo de toda a avenida, o que exige uma maior atenção dos motoristas na região.
Segundo os dados do Iate Clube da Paraíba, os ventos registrados desde sexta (17) foram de em média de 27 nós, que equivale a 50 km/h, com um pico de 40 nós, que equivale a 74 km/h. Conforme o órgão, em condições normais a média varia de 8 a 10 nós, que é entre 14 e 18 km/h.
Alertas e dicas de segurança
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), considera-se moderada a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no leste da Paraíba, com destaque para os acumulados prévios na região Metropolitana da capital paraibana, devido à previsão de acumulados significativos ao longo do dia, que podem contribuir para a ocorrência de deslizamentos de pequeno porte.
A recomendação da Prefeitura Municipal de João Pessoa para quem vai sair de casa nesta sexta-feira é de atenção redobrada no trânsito, para evitar se abrigar embaixo de árvores ou placas, e de abandonar locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.
Em caso de urgência, é possível acionar a Defesa Civil (DC) por meio dos números 199 e (83) 9-8831-6885; e também a SEMOB por meio do número (83) 9-8760-2134.
Portal Picuí Hoje com g1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário