Moradora relatou que que vez por outra a calçada da sua residência 'amanhece cheia de cocô de gado' – Foto: Redes sociais/Reprodução. |
Como visto pelo Portal Picuí Hoje, constrangidos e indignados com a situação, moradores locais decidiram registrar os animais passeando em frente aos estabelecimentos comerciais e até pelas calçadas residenciais. Livremente, um touro, um boi, uma vaca e até um porco foram flagrados desfilando como se estivessem no seu habitat natutal.
Conforme informações, as imagens que foram registradas nos bairros Santa Rita, Dom José Avelino e São José, se tornaram um vídeo irônico, que conta até com fundo musical da novela Caminho das Índias, na qual as ruas dos cenários eram ilustrados com animais como camelos, elefantes, vacas e outros bichos soltos pelas ruas. No páis indiano, alguns dos animais são considerados seres sagrados.
Ao Portal Picuí Hoje, uma moradora local relatou que que vez por outra a calçada da sua residência "amanhece cheia de cocô de gado".
Assista ao vídeo:
Portal Picuí Hoje.
Vale salientar que, deixar animais soltos em espaços públicos como ruas e praças, além de representar um risco aos bichos, comunidade, pedestres ou motoristas, é considerado crime, conforme o Art. 936 do Código Civil Brasileiro. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.
A fiscalização sobre essa prática irregular é de responsabilidade dos municípios. Caso haja animais soltos em via pública, a Prefeitura Municipal deve fazer o recolhimento dos mesmos.
Os animais têm reações imprevisíveis e a presença deles em vias públicas, principalente no asfalto, pode causar acidentes graves. Vale ressaltar que, em caso de acidentes com animais, o proprietário é o responsável por ressarcir os danos materiais dos veículos envolvidos e pode responder ainda por crimes graves em caso de haver vítimas.
A atuação do Poder público, reforçando a importância dos criadores manterem seus bichos em um lugar seguro, pode reduzir o risco de acidentes causados por animais soltos nas vias públicas, evitando prejuízos e transtornos à população, ao trânsito e danificação de praças e jardins, além da possibilidade de transmissão de doenças.
O espaço encontra-se aberto para esclarecimentos por parte da Prefeitura Muncipal de Carnaúba dos Dantas.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
E-mail: picuihoje@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário