Zé Onildo – Foto: Reprodução/Portal do Curimataú. |
Um desses casos é o do ex-vereador José Onildo de Negreiros, conhecido popularmente como "Zé Onildo", candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, que teve impugnado o seu registro de candidatura nas Eleições 2024.
Como visto pelo Portal Picuí Hoje, a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) nº 0600155-13.2024.6.15.0025 foi feito pelo Partido Republicanos e assinado pelo advogado Dr. Ravi Vasconcelos. De acordo com a impugnação, o candidato a vereador está inelegível por conta da Lei Ficha Limpa.
Conforme apurado, o processo contra Zé Onildo transitou em julgado em 2015. Ele foi condenado a 3 anos e 6 meses de reclusão e 18 dias de multa, tendo sido a pena substituída por prestação de serviços à comunidade na Secretaria de Agricultura de Picuí, tendo iniciado o seu cumprimento no ano de 2016 e sendo foi cumprida no meio do ano de 2019.
Contudo, mesmo cumprida a pena, a Lei Ficha Limpa impõe a inelegibilidade por oito anos após o cumprimento da pena, o que só irá acontecer somente em 2027.
Portanto, a inelegibilidade de Zé Onildo é um revés ao grupo do prefeito Olivânio Remígio (PT), apoiador da candidatura do vereador Ranieri Ferreira (PT) à Prefeitura de Picuí, que agora precisará encontrar um substituto à altura.
Vale ressaltar que Zé Onildo – que representa uma forte liderança política nas regiões de Santa Luzia do Seridó e Serra dos Brandões, distritos da "Terra da Carne de Sol" –, foi vereador por 4 mandatos e, com o apoio político do ex-vereador, o irmão Joaquim Vidal de Negreiros, conhecido popularmente como "Irmão Vidal", foi eleito ao cargo de vereador em 2012 e reeleito em 2016, chegando a assumir a Presidência do Poder Legislativo de Picuí no biênio 2019-2020. Atualmente, o Irmão Vidal é grande opositor ao atual prefeito, principalmente ao seu partido, o que possivelmente impedirá uma substituição no grupo familiar.
Após apresentar defesa em busca da retomada do seu protagonismo político, a qual será julgada pela Justiça, Zé Onildo ainda poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Agora é aguardar cenas dos próximos capítulos.
Portal Picuí Hoje.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
E-mail: picuihoje@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário