Com adesão de quatro deputados da Paraíba, PEC que propõe fim da escala 6×1 atinge quórum na Câmara - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

13.11.24

Com adesão de quatro deputados da Paraíba, PEC que propõe fim da escala 6×1 atinge quórum na Câmara

Plenário da Câmara dos Deputados – Foto: Câmara dos Deputados.
Subiu para quatro o número de deputados federais eleitos pela Paraíba que assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa o fim da escala 6×1 de trabalho no Brasil. Além de Luiz Couto (PT) e Ruy Carneiro (Podemos), agora os deputados Gervásio Maia (PSB) e Damião Feliciano (PDT) também decidiram apoiar a proposta. Ao total assinaram a proposta 194 parlamentares. O número superou as 171 assinaturas necessárias para o início da tramitação.

Se aprovada, a proposta reduziria a carga semanal para 36 horas, distribuídas em quatro dias de trabalho, com uma jornada de no máximo oito horas diárias. Atualmente, a Constituição determina 44 horas semanais, distribuídas em seis dias de trabalho.

A medida busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente em setores como indústria, comércio, restaurantes e mercados, onde a escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho seguidos e uma folga semanal, é amplamente utilizada.

O que é a escala 6×1?

Na escala 6×1, os trabalhadores com carteira assinada (CLT) são obrigados a trabalhar seis dias consecutivos e têm apenas um dia de folga, totalizando as 44 horas semanais. A jornada é comum em diversos setores, mas é alvo de críticas por exigir longos períodos de trabalho sem descanso adequado. A PEC busca mudar essa realidade, proporcionando mais tempo livre e qualidade de vida para os trabalhadores brasileiros.

Portal Picuí Hoje com informações do PB Agora.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário