Transformador foi derrubado do poste e todo cobre foi furtado – Foto: Portal Picuí Hoje. |
Em entrevista ao Portal Picuí Hoje, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú Paraibano (COOASC), Marcos Ranieri Dias Santos, popularmente conhecido como "Rone", relatou que os criminosos chegaram na usina de energia – que fica localizada às margens da rodovia PB-137, no sítio do Mendes –, derrubaram o transformador e furtaram todo cobre deixando no local apenas a carcaça do equipamento. Posteriormente, danificaram a cerca elétrica, pularam o muro e arrombaram o portão que dá acesso ao galpão, onde furtaram cabos de energia e danificaram as portas dos dois banheiros e a porta do escritório, de onde furtaram também uma extensão elétrica de 50 metros.
Rone relatou que no local não exitem câmeras de segurança, o que dificulta a identificação dos responsáveis. O prejuízo financeiro inicial estimado pelo presidente da cooperativa é de aproximadamente R$ 30 mil.
O caso que evidencia a sensação de vulnerabilidade na zona rural foi registrado na Décima Terceira Delegacia Seccional de Polícia Civil da Paraíba (13ª DSPCPB), sediada em Picuí, mas até a publicação desta matéria, nenhum suspeito foi identificado ou preso.
O prejuízo é substancial. Devido aos danos causados, o presidente estima que a usina que produz energia sustentável ficará sem funcionar por um longo tempo, considerando que a cooperativa precisará de recursos para manutenção e recuperação do tranformador que foi danificado.
Atualmente, a COOASC possui 42 cooperados e beneficia diretamente 171 famílias, que dia após dia conquistam seu espaço e independência financeira com a produção de polpas de frutas 100% naturais, sem água, sem açúcar ou conservantes. A qualidade dos produtos que recebem o rótulo "Picuí Polpas" tem conquistado o paladar do mercado regional.
Situada no Sítio Marí Preto, zona rural de Picuí, a COOASC, além de produzir energia sustentável possui todos os selos do Ministério da Agricultura e atende ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do estado da Paraíba, além de fornecer para a alimentação escolar nos municípios.
A invasão e furto na COOASC é uma situação lamentável que afeta não apenas os cooperados, mas toda a comunidade local. Este tipo de ação criminosa tem impactos significativos, interrompendo as operações da cooperativa e afetando a produção e distribuição de produtos que são fonte de renda para muitas famílias.
A importância da cooperação entre a comunidade, autoridades locais e a própria cooperativa na busca por soluções de segurança é fundamental para evitar que situações como essa se repitam no futuro. Qualquer informação que possa contribuir com a identificação dos suspeitos do crime pode ser denunciada de forma anônima por meio Disque Denúncia da PCPB, o número 197.
A COOASC espera que os responsáveis sejam identificados e que a cooperativa possa se recuperar rapidamente, retomando suas atividades e continuando a fornecer produtos de alta qualidade que são apreciados na região.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
E-mail: picuihoje@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário