Frei Martinho – Foto: Prefeitura de Frei Martinho/Reprodução. |
Para chegar a estes resultados, Frei Martinho se empenhou em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Em entrevista ao Portal Picuí Hoje, o prefeito Tião Pinto (Republicanos) disse que "é uma alegria saber que Frei Martinho mais uma vez conquista o Selo UNICEF" e destacou que "a conquista é sinal de que o caminho está sendo trilhado com um olhar especial para nossas crianças e adolescentes, mas também um aumento na responsabilidade por nossa gestão.".
Tião Pinto parabenizou o município e agradeceu as equipes das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, ao Núcleo de Cidadania ao Adolescente (NUCA) e a Comissão do Selo Intersetorial, além dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), enfatizando que, "foi um caminho longo percorrido e, mesmo com as dificuldades que o cenário inicial nos apresentou, relacionados à pandemia, nossa equipe não parou de trabalhar e seguimos realizando nossas atividades com muito amor, pois as crianças e adolescentes são prioridades no município.".
Foto: Prefeitura de Frei Martinho/Reprodução. |
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do país para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, esses 923 municípios conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.
Ao todo, 923 municípios, nos estados das regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e norte de Minas Gerais, vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de zero a 17 anos, foram contemplados com o Selo UNICEF.
"Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público", explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.
Embora ainda existam grandes desafios, os avanços alcançados pelos municípios que recebem o Selo UNICEF devem ser celebrados. "O que estamos fazendo nas regiões Norte e Nordeste é um trabalho de larga escala visando à garantia de direitos fundamentais para milhares de meninos e meninas. É importante que essas cidades continuem se desenvolvendo e evoluindo para que crianças e adolescentes que lá vivem possam ter uma trajetória plena, com oportunidades, protegidos e tendo melhores condições para viver", complementa Youssouf Abdel-Jelil.
Portal Picuí Hoje com informações do UNICEF.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
E-mail: picuihoje@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário