Mais de 20 homens são resgatados de centro terapêutico em Campina Grande após inspeção do MPPB - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

14.11.24

Mais de 20 homens são resgatados de centro terapêutico em Campina Grande após inspeção do MPPB

MPPB identificou irregularidades sanitárias e violações aos direitos humanos — Foto: Divulgação/MPPB.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) resgatou, nessa terça-feira (12), mais de 20 homens de uma comunidade terapêutica em Campina Grande, município localizado na região do Agreste da Paraíba. Oito pessoas, incluindo os dois proprietários do centro, foram levados à delegacia. Os detalhes da ação foram divulgados nessa quarta-feira (13).

Além de irregularidades de ordem sanitária, foram constatadas no local situações de violação de direitos humanos dos acolhidos, como sequestros e internações sob violência.

A inspeção aconteceu em duas unidades do Centro Terapêutico Restituir, localizado no bairro Jardim Tavares. O g1 tentou entrar em contato com os números de telefone divulgados pelo centro, mas não conseguiu resposta.

Foram levados à Central de Polícia Civil do bairro Catolé os dois proprietários e mais seis monitores do centro terapêutico para que fosse lavrado o flagrante por violação de direitos humanos dos internos, uma vez que muitos deles relataram terem sido sequestrados de suas casas ou do local de trabalho por monitores e levados sob coação e violência ao estabelecimento, permanecendo no local de forma involuntária, o que é proibido por lei.

Também foi encontrado no Centro Terapêutico um idoso com transtornos mentais (o que também é vedado por lei). Ele foi encaminhado ao serviço de urgência psiquiátrica. De acordo com a promotora de Justiça Adriana Amorim, 21 internos prestaram depoimento na delegacia. Parte dos acolhidos foi encaminhada às famílias e aos municípios de origem; outros estão sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Portal Picuí Hoje com informações do g1 PB.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário