Câmeras corporais – Foto: Secom-PB. |
"É um processo que acontece naturalmente e vamos ampliar. A tendência é que tenha em todos os policiais, na hora de qualquer ação, câmeras corporais".
Este tipo de equipamento já foi adotado em algumas ocasiões, na Paraíba, como no São João de Campina Grande e no Folia de Rua, em João Pessoa.
Sobre as câmeras corporias
Também conhecidas como "body cams", as câmeras corporais são dispositivos de gravação de vídeo que podem ser acoplados ao corpo de uma pessoa, geralmente por agentes de segurança como policiais ou seguranças. Elas registram as interações e eventos do ponto de vista da pessoa que as utiliza.
A importância das câmeras corporais reside em vários pontos:
- Transparência e responsabilização: Ao registrar as ações de policiais e seguranças, elas aumentam a transparência e ajudam a responsabilizar os envolvidos por suas ações;
- Segurança e proteção: Tanto para os agentes quanto para o público. As câmeras podem dissuadir comportamentos inadequados de ambos os lados e fornecer evidências em caso de incidentes.
- Treinamento e melhoria: As gravações podem ser utilizadas para treinar novos agentes e melhorar as práticas de policiamento e segurança.
- Resolução de conflitos: As imagens podem esclarecer o que realmente aconteceu em situações disputadas, reduzindo mal-entendidos e ajudando em investigações.
Além disso, as câmeras corporais têm um papel importante na construção de confiança entre a comunidade e as forças de segurança, demonstrando um compromisso com práticas justas e transparentes.
Portal Picuí Hoje com informações do Portal Correio.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
E-mail: picuihoje@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário