![]() |
Maioria dos casos acontece após uma infecção viral – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil. |
✅ Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.
A atualização destaca que há tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste:
- Acre
- Amazonas
- Pará
- Amapá
- Rondônia
- Tocantins
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos.
O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.
Portal Picuí Hoje com informações da Agência Brasil.


Nenhum comentário:
Postar um comentário