Anemia afeta 30% da população mundial, revela OMS - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________ test banner

Post Top Ad

15.2.25

Anemia afeta 30% da população mundial, revela OMS

A anemia é uma doença caracterizada pela perda no volume de hemoglobina no sangue, pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos – Foto: Agência Brasil.
A anemia é um problema de saúde comum em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 30% da população global é anêmica, principalmente crianças de até 2 anos de idade e mulheres adultas, apesar de também poder acometer adolescentes, homens e idosos. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) aponta que mais de 20% das crianças abaixo de 5 anos apresentam a doença, assim como cerca de 29% das mulheres adultas. Além disso, estima-se que até 50% da população tenha carência de ferro, sobretudo em grupos com menor renda.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp

A anemia é uma doença caracterizada pela perda no volume de hemoglobina no sangue, pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos. A condição pode acontecer pela carência de nutrientes essenciais, como o zinco, a vitamina B12, algumas proteínas e, principalmente, o ferro. O quadro também pode surgir em função de perda de sangue ou outras doenças e quadros adquiridos ou genéticos.

A condição afeta o funcionamento dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos. "Eles fazem o transporte do oxigênio absorvido pelos pulmões para todas as células e tecidos do organismo. Quando há baixa de hemoglobina, diversas funções do corpo humano ficam comprometidas, especialmente nos músculos, coração e sistema nervoso central", explica a médica Clarissa Rios, que atua em João Pessoa.

Para Evilene Rejane, corredora de rua e paciente da doutora, os primeiros sinais de que algo não ia bem surgiram durante sua preparação para uma maratona. O cansaço excessivo e a falta de energia começaram a afetar não apenas nos treinos, mas também em sua rotina.

"Não estava rendendo nos treinos e nem nos afazeres do cotidiano.. acordava cansada, sentia muito sono, sem ânimo pra nada", relata.

Preocupada com os sintomas, Evilene decidiu buscar ajuda médica. Após exames, veio o diagnóstico de deficiência de ferro no sangue. O tratamento foi iniciado com reposição intravenosa, e logo começou a notar uma melhora.

"Com o protocolo iniciado já na primeira aplicação senti um ânimo e as forças voltando", afirma.

A anemia pode ser aguda, causada por perda de sangue ou destruição de hemácias por alguma doença, ou crônica, quando é lenta e multifatorial.

Portal Picuí Hoje com informações do Portal Correio.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário