Cantor e compositor paraibano Vital Farias morre aos 82 anos - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________ test banner

Post Top Ad

7.2.25

Cantor e compositor paraibano Vital Farias morre aos 82 anos

Vital Farias foi acometido por um infarto agudo do miocárdio— Foto: Vital Farias/Facebook.
A Paraíba está de luto com a morte do cantor e compositor paraibano Vital Farias, ocorrida nesta quinta-feira (6), aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, sediado em Santa Rita, município localizado na região Metropolitana de João Pessoa, em virtude de um problema cardíaco.

Segundo a nota oficial divulgada pela unidade hospitalar onde Vital Farias estava internado, ele deu entrada no hospital na quarta-feira (5) em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. O artista chegou a passar por exames e procedimentos de emergência, mas não resistiu e foi a óbito.

Vital Farias nasceu na zona rural Taperoá, município localizado na região do Cariri paraibano, em 1943. Na década de 1970, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou em Música.

Em 1978, gravou o seu primeiro disco, intitulado apenas Vital Farias. Sua primeira composição gravada foi "Ê mãe", em parceria com o saudoso Livardo Alves e gravada por Ari Toledo.

Compositor nato, Farias ficou conhecido nacionalmente por músicas como "Canção em Dois Tempos" e pelas famosas cantorias, com ar de humor e nordestinidade. Ao longo da carreira, ele também fez parcerias com nomes como Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar.

Músicas como "Ai, Que Saudade D'Ocê", sucesso na voz da também paraibana Elba Ramalho, e "Veja", conhecida pela interpretação de Geraldo Azevedo, também foram compostas por Vital Farias.

Em 2021, Vital Farias chegou a ficar internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em João Pessoa, em virtude da covid-19. Ele recebeu alta hospitalar pouco tempo depois e se recuperou em casa.

A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (SECULT-PB) divulgou uma nota oficial em que se solidariza com a perda do artista, afirmando que ele "deixa um legado artístico-cultural de valor inestimável e que haverá de sobreviver ao tempo".

A Prefeitura Municipal de Taperoá decretou luto oficial de três dias. Em nota oficial, o município afirmou que Vital Farias deixa "um legado imensurável para a cultura e para a arte". Uma parte do velório e o sepultamento do corpo do artista deve acontecer no município.

O velório do artista acontece em uma funerária particular no bairro de Tambiá, em João Pessoa. Nesta sexta-feira (7), o corpo seguirá para o município de Taperoá, onde será sepultado.

Portal Picuí Hoje com informações do g1 PB.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário