![]() |
Vital Farias foi acometido por um infarto agudo do miocárdio— Foto: Vital Farias/Facebook. |
Segundo a nota oficial divulgada pela unidade hospitalar onde Vital Farias estava internado, ele deu entrada no hospital na quarta-feira (5) em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. O artista chegou a passar por exames e procedimentos de emergência, mas não resistiu e foi a óbito.
Vital Farias nasceu na zona rural Taperoá, município localizado na região do Cariri paraibano, em 1943. Na década de 1970, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou em Música.
Em 1978, gravou o seu primeiro disco, intitulado apenas Vital Farias. Sua primeira composição gravada foi "Ê mãe", em parceria com o saudoso Livardo Alves e gravada por Ari Toledo.
Compositor nato, Farias ficou conhecido nacionalmente por músicas como "Canção em Dois Tempos" e pelas famosas cantorias, com ar de humor e nordestinidade. Ao longo da carreira, ele também fez parcerias com nomes como Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar.
Músicas como "Ai, Que Saudade D'Ocê", sucesso na voz da também paraibana Elba Ramalho, e "Veja", conhecida pela interpretação de Geraldo Azevedo, também foram compostas por Vital Farias.
Em 2021, Vital Farias chegou a ficar internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em João Pessoa, em virtude da covid-19. Ele recebeu alta hospitalar pouco tempo depois e se recuperou em casa.
A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (SECULT-PB) divulgou uma nota oficial em que se solidariza com a perda do artista, afirmando que ele "deixa um legado artístico-cultural de valor inestimável e que haverá de sobreviver ao tempo".
A Prefeitura Municipal de Taperoá decretou luto oficial de três dias. Em nota oficial, o município afirmou que Vital Farias deixa "um legado imensurável para a cultura e para a arte". Uma parte do velório e o sepultamento do corpo do artista deve acontecer no município.
O velório do artista acontece em uma funerária particular no bairro de Tambiá, em João Pessoa. Nesta sexta-feira (7), o corpo seguirá para o município de Taperoá, onde será sepultado.
Portal Picuí Hoje com informações do g1 PB.


Nenhum comentário:
Postar um comentário