Mais de 100 tartarugas-de-pente nascem na Praia de Intermares, em Cabedelo - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________ test banner

Post Top Ad

8.2.25

Mais de 100 tartarugas-de-pente nascem na Praia de Intermares, em Cabedelo

A espécie é ameaçada de extinção e desempenha um papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente – Foto: Associação Guajiru.
Mais de 100 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram na Praia de Intermares, em Cabedelo, município localizado na região Metropolitana de João Pessoa. O evento, ocorrido na tarde desta sexta-feira (7), atraiu curiosos e ambientalistas e foi acompanhado por integrantes do Projeto Guajiru, responsável pelo monitoramento dos ninhos e pela proteção das tartarugas marinhas na região.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp

A presidente da ação, Dani Siqueira, destacou a importância do nascimento para a preservação da espécie e o papel da conscientização ambiental. "Esse momento é primordial para que as pessoas respeitem e entendam a importância das tartarugas para o ecossistema marinho e para o planeta. Uma coisa é falar sobre isso, outra é ver os filhotes enfrentando o desafio de chegar ao mar", explicou.

A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é considerada uma espécie ameaçada de extinção e desempenha um papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente. "Chamamos essa espécie de bandeira, pois ela tem um apelo que incentiva a proteção da vida marinha. Elas se alimentam de águas-vivas e também fazem parte da cadeia alimentar de outros animais, sendo essenciais para o ecossistema", acrescentou Dani.

Apesar do grande número de filhotes que nasceram, a taxa de sobrevivência dessas tartarugas é extremamente baixa. "A estimativa é que apenas um em cada 100 filhotes consiga atingir a fase adulta, já que muitos acabam sendo predados no caminho até o mar", ressaltou a ambientalista.

O Projeto Guajiru segue monitorando os ninhos na região para garantir a segurança dos filhotes e reforçar as ações de preservação da espécie em Intermares, uma das áreas mais importantes para a desova de tartarugas marinhas na Paraíba.

Portal Picuí Hoje com informações do Portal T5.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário