![]() |
A espécie é ameaçada de extinção e desempenha um papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente – Foto: Associação Guajiru. |
✅ Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp
A presidente da ação, Dani Siqueira, destacou a importância do nascimento para a preservação da espécie e o papel da conscientização ambiental. "Esse momento é primordial para que as pessoas respeitem e entendam a importância das tartarugas para o ecossistema marinho e para o planeta. Uma coisa é falar sobre isso, outra é ver os filhotes enfrentando o desafio de chegar ao mar", explicou.
A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é considerada uma espécie ameaçada de extinção e desempenha um papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente. "Chamamos essa espécie de bandeira, pois ela tem um apelo que incentiva a proteção da vida marinha. Elas se alimentam de águas-vivas e também fazem parte da cadeia alimentar de outros animais, sendo essenciais para o ecossistema", acrescentou Dani.
Apesar do grande número de filhotes que nasceram, a taxa de sobrevivência dessas tartarugas é extremamente baixa. "A estimativa é que apenas um em cada 100 filhotes consiga atingir a fase adulta, já que muitos acabam sendo predados no caminho até o mar", ressaltou a ambientalista.
O Projeto Guajiru segue monitorando os ninhos na região para garantir a segurança dos filhotes e reforçar as ações de preservação da espécie em Intermares, uma das áreas mais importantes para a desova de tartarugas marinhas na Paraíba.
Portal Picuí Hoje com informações do Portal T5.


Nenhum comentário:
Postar um comentário