Adolescente morre após complicações em parto com fórceps na Paraíba - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

26.3.25

Adolescente morre após complicações em parto com fórceps na Paraíba

Ruth Iaponira morreu após após complicações durante parto — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco.
Uma adolescente faleceu após complicações durante parto na última segunda-feira (24), na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Ruth Iaponira da Silva,
 de 17 anos, foi transferida do Hospital Distrital José de Souza Maciel, em Pedras de Fogo, município localizado na região do Litoral Sul da Paraíba, para a Rede Estadual, já em trabalho de parto avançado.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), "diante de sinais de sofrimento fetal e exaustão materna, foi realizada uma tentativa de parto instrumentalizado". Como o procedimento não estava funcionando, recorreram ao uso do fórceps, que, segundo a nota: "Nesse caso, encontra respaldo nas indicações clínicas estabelecidas pela literatura científica, sendo uma alternativa segura e recomendada quando o risco da cesariana se mostra maior nas condições clínicas apresentadas".

Após o nascimento, a SES informou que ela sofreu um quadro agudo de hemorragia e uma laceração perineal grave, sendo transferida para um leito de Unidade de Terapia Intensiuva (UTI) em João Pessoa. No entanto, a pasta informou que o caso evoluiu para um choque hemorrágico refratário, e ela veio a óbito na Maternidade Frei Damião.

A SES informou que abriu uma investigação detalhada sobre o caso e que já está sendo apurado pela Câmara Técnica Estadual de Investigação de Óbitos Maternos.
O que é o fórceps?

O fórceps é um instrumento cirúrgico utilizado para auxiliar o parto e facilitar a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal. Ele tem o formato de uma pinça arredondada, desenvolvida para segurar a cabeça do recém-nascido na altura das orelhas.

O uso do fórceps é indicado em casos em que a gestante ultrapassa o tempo esperado para a fase expulsiva do parto, levando a fadiga materna e comprometimento da oxigenação fetal.

Nessas situações, pode-se utilizar o fórceps ou o vácuo extrator para abreviar o período expulsivo. Além disso, esses instrumentos também podem ser necessários quando o feto não realiza corretamente o movimento de rotação essencial para o nascimento.

Portal Picuí Hoje com informações do Portal Correio.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário