![]() |
Após um mês de precipitações irregulares, a data é encarada como decisiva para salvar plantações — Foto: Beto Silva/TV Paraíba. |
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA-PB), o município que registrou o maior volume de chuvas nesta quarta-feira (19) foi Tenório, que fica localizado na região do Seridó paraibano, com 48 milímetros. Brejo do Cruz, no Sertão, ficou em segundo lugar, com 30 mm. Já em 13 municípios, o volume distribuído foi inferior a 10 milímetros. (confira abaixo a lista dos municípios onde mais choveu).
Dados da AESA também mostram contrastes no estado. Enquanto Areia, no Brejo, registrou 241 mm de chuva em todo o mês de março, regiões como o Vale do Piancó e o Cariri acumulam menos de 50 mm.
Em Monteiro, no Cariri, choveu apenas 12 mm neste mês. A vegetação ainda mantém tons verdejantes graças às precipitações de janeiro, mas o solo já seca rápido.
Agricultores aguardavam chuva
![]() |
Agricultores do sertão da Paraíba veem no Dia de São José esperança por chuvas — Foto: Beto Silva/TV Paraíba. |
"Espero que chova e o inverno arroche. Tá fino ainda. A Deus querer, vai melhorar", afirma Sebastião Ferreira de Sousa, agricultor do assentamento Emiliano Zapata, entre Sousa e Aparecida. Ele plantou 1,5 hectare no início do ano, reservando parte do terreno para pasto por precaução. "Quem plantou em janeiro tá precisando de chuva agora. Se não chover, tá perdido", completa.
Francineide Valéria Feitosa, que trabalha ao lado do marido no preparo da terra, mantém a esperança. "A partir do Dia de São José, o inverno vai pegar de verdade", afirma.
Agricultor da região do Cariri, Moacir Monteiro relata perdas. "Plantei milho, feijão, capim… Nada, nem um cozinhado de feijão. Vamos ver se nós luta para comer no São João", disse. A incerteza se repete entre lavradores que apostaram no plantio precoce.
A meteorologista Marle Bandeira explica que o período do Dia de São José coincide com a atuação de sistemas climáticos como a Zona de Convergência Intertropical, responsável por chuvas no Nordeste. "Há uma tendência de aumento das precipitações a partir da segunda quinzena de março", afirma.
Para os devotos, porém, a explicação está na intercessão do santo padroeiro dos trabalhadores.
"O agricultor do Sertão é um homem cheio de Fé. Nas orações, com certeza está uma prece pelas chuvas", diz o padre Severino Elias. "São José não vai deixar de atender o povo do Sertão", completa.
Enquanto a ciência e a religiosidade convergem nas previsões, lavradores como Sebastião seguem olhando para as nuvens. "É plantar milho pra comer na fogueira", brinca ele, referindo-se às festas juninas.
Veja os municípios que mais registraram chuvas nessa quarta (19):
- Tenório - 48,0 mm
- Brejo do Cruz- 30,0 mm
- Salgadinho - 21,5mm
- Cubati - 11,9 mm
- Olho D`Água - 11,4 mm
- Pedra Lavrada - 10,1 mm
Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.


Nenhum comentário:
Postar um comentário