Transformador de 250 toneladas chega à Paraíba e avança em escolta rumo a região de Nova Palmeira - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

17.3.25

Transformador de 250 toneladas chega à Paraíba e avança em escolta rumo a região de Nova Palmeira

PRF fará escolta de transformador de energia eólica que irá para a região Picuí e Nova Palmeira — Foto: Divulgação/PRF.
Nessa segunda-feira (17), chegou à Paraíba a escolta de um transformador de energia eólica de 250 toneladas. O equipamento é destinado ao Parque Eólico Serra da Palmeira, que fica situado entre os municípios de Picuí e Nova Palmeira, ambos localizados na região do Seridó paraibano. O equipamento, vindo do Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco, interditou o sentido Norte da BR-101 e terá deslocamento em solo paraibano a partir desta terça-feira (18), às 23h.

 Receba as notícias do Portal Picuí Hoje no WhatsApp

A carga monumental, que saiu de Pernambuco no sábado (15), teve sua velocidade reduzida, adiando a chegada prevista para domingo (16), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trajeto paraibano começa na divisa com Pernambuco, passando pelos municípios de Alhandra, Bayeux, João Pessoa, Itabaiana e Riachão de Bacamarte. A operação utilizará as duas faixas de um sentido da rodovia, demandando cautela dos motoristas.

O transporte do transformador se tornou um evento, atraindo curiosos que se aglomeraram nas margens de todas as cidades do percurso para ver o comboio passar. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores fazendo churrasco e dançando no acostamento da pista interditada, com aparelhos de som na mão.

Com 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,45 metros de altura, a combinação de veículos totaliza um Peso Bruto Total (PBT) de 600 toneladas. Apenas o transformador mede 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura, pesando 250 toneladas. O comboio seguirá em velocidade média de 7 km/h.

Entre as 23h e 4h da manhã, a PRF coordenará a escolta, implementando pontos de controle e orientando veículos de passeio para vias locais. Na BR-101, o percurso segue até o km 120 da BR-230, em Riachão de Bacamarte, com previsão de chegada ao município no sábado (22). Em seguida, a viagem continua pela PB-177, em Soledade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB).

A chegada final no Paque Eólico Serra da Palmeira ainda não possui data definida, dependendo das condições do trajeto e de atualizações em tempo real.

Veja planejamento da escolta na Paraíba até o próximo sábado (22):

Terça-feira (18):

  • 23h - Divisa Pernambuco/Paraíba
  • 04h - Chegada no Posto PRF no município de Alhandra (BR-101, km 107)

Quarta-feira (19):

23h - Saída do Posto da PRF no município de Alhandra (BR-101, km 107)
04h - Chegada no km 85 da BR-101 no município de Bayeux

Quinta-feira (20):

23h - Saída do km 85 da BR-101 no município de Bayeux
04h - Chegada no km 60 da BR-230 (Condomínio Greenville)

Sexta-feira (21):

23h - Saída do km 60 da BR-230 (Condomínio Greenville)
04h- Chegada no km 90 da BR-230 (Entrada da Itabaiana)

Sábado (22):

23h - Saída do km 90 da BR-230 (Entrada da Itabaiana)
04h- Chegada no km 120 da BR-230 no município de Riachão do Bacamarte.

Portal Picuí Hoje com informações do g1 Paraíba.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário