![]() |
No cenário mais apertado, Lula aparece com 44% das intenções de voto contra 40% de Jair Bolsonaro — Foto: Ricardo Stuckert/PR. |
O levantamento mostra que 41% dos brasileiros avaliam o governo Lula de forma negativa, enquanto 27% têm uma visão positiva da gestão. Apesar disso, o petista ainda venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno. A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Disputa contra Bolsonaro
No cenário mais apertado, Lula aparece com 44% das intenções de voto contra 40% do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, o ex-mandatário está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral devido a acusações de tentativa de golpe de Estado.
Outros possíveis adversários
Caso a disputa fosse contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula venceria por 44% a 38%. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista teria 43%, enquanto o paulista marcaria 37%. Em janeiro, essa diferença era de 43% a 34%, e em dezembro, Lula tinha vantagem maior: 52% a 26%.
Outro nome testado foi o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Nesse cenário, Lula venceria por 42% a 35%.
O empresário Pablo Marçal (PRTB) aparece com 35% das intenções de voto, contra 44% do presidente. Já o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) teria 34%, enquanto Lula ficaria com 45%.
Governadores do Novo e União Brasil avançam
No caso de um embate contra Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, Lula venceria por 43% a 31%. No entanto, Zema vem crescendo na pesquisa: em janeiro, tinha 28% contra 45% do petista.
Já Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, também apresentou avanço. Em janeiro, ele aparecia com 26%, enquanto Lula registrava 45%. No levantamento atual, Caiado subiu para 30%, e o petista oscilou para 44%.
A pesquisa não testou cenários de primeiro turno, mas os números indicam que Lula mantém vantagem na corrida eleitoral de 2026, mesmo diante da queda de popularidade de seu governo.
Portal Picuí Hoje com informações do R7.


Nenhum comentário:
Postar um comentário