Ministério Público abre investigação de acidente com ônibus escolar que deixou dois mortos e 31 feridos em Pilões - Portal Picuí Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

test banner _________________________________________________

Post Top Ad

3.4.25

Ministério Público abre investigação de acidente com ônibus escolar que deixou dois mortos e 31 feridos em Pilões

Promotora de Justiça Ivete Arruda está liderando o caso com o apoio do CAOPCAE — Foto: Redes sociais/Reprodução.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu início a uma investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente com um ônibus escolar ocorrido na rodovia PB-077, entre Pilões e Cuitegi, na região do Agreste paraibano, que resultou na morte de dois adolescentes e deixou 31 pessoas feridas na última terça-feira (1º). A promotora de Justiça Ivete Arruda está liderando o caso, com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação (CAOPCAE).


Diligências foram determinadas pelo MPPB, que solicitou à Secretaria Municipal de Educação de Pilões informações sobre o cadastro do veículo envolvido, identidade do condutor, situação contratual do transporte, habilitação do motorista e lista de estudantes atendidos. O histórico de fiscalização de veículos escolares e dados do ônibus também foram requisitados à Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Guarabira.

A Prefeitura de Pilões informou que o veículo havia sido recentemente substituído sem que as autoridades fossem formalmente notificadas. Por conta disso, um processo administrativo foi aberto para apurar os fatos. A Polícia Civil da Paraíba (PCPB) foi acionada para fornecer a cópia do inquérito policial.

Segundo a promotora Ivete Arruda, é uma obrigação dos gestores garantir que os veículos escolares passem por vistorias regulares. Ela destacou que a negligência em realizar as vistorias, mesmo após notificações, tem demandado ações civis públicas do MPPB para corrigir irregularidades e apurar omissões.

A causa do acidente é atribuída, inicialmente, a uma falha no sistema de freios. O tenente Glauco, do Corpo de Bombeiros Militar paraibano (CBMPB), mencionou a ausência de marcas de frenagem na pista, o que foi corroborado pelo perito da PCPB Miguel Sales. O ônibus tombou em uma curva, sendo arrastado até colidir com uma mureta que evitou sua queda em uma ribanceira. Uma nova perícia está prevista para o local e o veículo.

O motorista, Alisson David Galdino do Nascimento, que ficou ferido, recebeu atendimento no Hospital Regional de Guarabira antes de prestar depoimento à delegacia. Ele será responsabilizado por homicídio culposo, conforme o delegado Basílio Rodrigues. Posteriormente, o motorista precisou de mais atendimento médico, sendo transferido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, sediado em João Pessoa, e, depois, para o Hospital de Mamanguape, no Litoral Norte paraibano.

As investigações seguem para apurar responsabilidades e assegurar maior segurança no transporte escolar.

Portal Picuí Hoje com informações do Portal WSCOM.

Clique aqui e entre em contato com o Portal Picuí Hoje por meio do fone-whatsapp (83) 9-8150-1594
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Instagram.
 Clique aqui e siga o Portal Picuí Hoje no Facebook.
 E-mail: picuihoje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário